bc

Estudar é um caminho seguro para o sucesso! 

JACOB ESTEVÃO MACAMBACO

OBRAS DE ARTE

Armando Sergio Frazão  Jacob Estevão Macambaco  Marius Roy  Administração  Agropecuária  Arte  Artesanato  Brechó  Contos  Culinária Cultura   Downloads grátis  Educação Eletrônica  Esotérico  Esportes Genealogia Idiomas   Links  Loteria  Notícias Petróleo Saude  Solidariedade  Teatro 

JACOB ESTEVÃO MACAMBACO

Jacob Estêvão Macambaco - (1933-2008) - Moçambique - África
É uma referência no panorama das artes plásticas moçambicanas. Homem de verve e um dos precursores das artes plásticas moçambicanas, desde a década de 50 que um jovem talento emergiu, despontou e afirmou-se tornando-se com o tempo uma das maiores referencia da linguagem pictórica desta urbe. Olhar a natureza e retratá-la foi o míster que brilhantemente Jacob Estevão Macambaco abraçou e, ao longo do seu percurso artístico nunca fugiu às temáticas, com ela relacionadas: a alvorada, o zénite e, principalmente o pôr-do-sol foram recriados, pintados e caracterizados de forma simples e surpreendente.
As sombras e reflexos acompanhavam cada pintura com cores fortes e quentes, ora menos vivas conforme o tema e a hora do dia referenciados” .
O pai era pastor da Missão Suíça, razão pela qual o artista teve, na infância, uma educação rigorosamente religiosa, tornando-se crente devoto até aos fins da sua vida. Considerado como um dos primeiros pintores moçambicanos expôs em 1951 nas cidades de Xai-xai, Beira e Inhambane. No ano seguinte apresentou-se numa mostra nas cidades de Pemba e Quelimane.
Mais tarde, em 1971, expôs na Sociedade de Estudos de Moçambique tendo, nessa altura, sido agraciado com uma medalha de mérito em ouro. 

FRAZÃO  MACAMBACO  MARIUS ROY

No mesmo ano exibiu-se na Itália, Alemanha, África do Sul e Suíça.
Pouco depois da Independência Nacional, o artista participou em inúmeras exposições coletivas e realizou três individuais.
Ainda em 1975, obteve o segundo prémio de pintura na exposição Semana da Natureza.
As suas obras estão representadas no prestigiado Museu nacional de Arte (MUSART). Seus trabalhos estão espalhados em várias coleções privadas e governamentais dentro e fora de Moçambique.  Em Setembro de 2004, o MUSART organizou uma exposição, um tributo a Macambaco intitulado “Jacob-Percurso 20 Milénio”.
JACOB ESTEVAO MACAMBACO

Obra adquirida do autor em 1974 em Lourenço Marques - (Maputo) Moçambique . Atualmente no Rio de Janeiro

 

CONTOS E OUTRAS ESTÓRIAS

Clique para ler on-line:

Cipó Titica   A Bola de fogo   Missão na Terra   Diario de viagem    A VIAGEM

NOTÍCIAS DE TODO O MUNDO      OBRAS DE ARTE      ARTESANATO    EDUCAÇÃO

Links recomendados: Educação, EletrônicaGenealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro