sa
BONS CURSOS
Estudar é um caminho seguro para o sucesso! Os melhores cursos, apostilas e manuais digitais em pdf por e-mail ou download.
Administração  Agropecuária  Apostilas  Aprendizado  Arte Artesanato Bebidas  Brechó Celular Comprar Concursos Contos Cooperativa Culinária Cultura  Cursos Doação  Downloads Downloads en español Economia  Educação  Eletronica  Empreendedorismo  Escola Esotérico  Espanhol  Esportes  Idiomas  Informática  Joias e pedras  Livros  Loteria  Marketing Notícias Promoção  Saude Sebo Solidariedade  Teatro  Telefonia   Vestibular
Apostilas
Genealogia
Informática
Petróleo
Solidariedade
Teatro
Água  Alzheimer  Autismo  Demencias  Dengue  Dietas  Doença de Pick  Enfermagem  Fisioterapia  Gota  Hipertensão  Homeopatia  Massagem  Peçonhentos  Saúde Oral  Vitiligo
Doença de Pick
Descrita pelo neurologista e psiquiatra tcheco Arnold Pick (1851-1915) em 1892, na cidade de Praga, atual República Tcheca, esse mal se reflete em distúrbios da linguagem, da personalidade e do comportamento.
A doença de Pick é um tipo de demência fronto-temporal.
Quando a lesão ocorre na área cerebral que controla o comportamento, esta forma de demência é muitas vezes marcada por mudanças notórias da personalidade na pessoa afetada. Esta pode-se revelar-se antipática, arrogante, atuar inapropriadamente e, de um modo geral, não respeitar as regras sociais. O estágio inicial costuma ser caracterizado por uma falta de iniciativa e por falhas de memória para acontecimentos recentes. A desorientação espacial ocorre também muito cedo. Nos estágios tardios, os pacientes ficam acamados.
Caracteriza-se por demência e afasia progressivas.
No primeiro caso ocorrem alterações acentuadas do comportamento, com prejuízo da capacidade de julgamento, falta de iniciativa, dificuldade no planejamento das ações e mudanças de personalidade.
 Verifica-se o comprometimento das funções executivas e linguagem (discurso vazio e restrito em quantidade, anomia discreta e, ocasionalmente, ecolalia). Deterioração da conduta social, jocosidade inadequada, comportamento hipomaníaco, inquietação e comportamento obsessivo também podem ser observados. Mais raramente podem ocorrer delírios e alucinações, particularmente no início da doença. A pessoa perde a noção do que é certo ou errado. Distúrbios de memória podem manifestar-se desde o início da doença ou somente em suas fases finais. Com a evolução surgem distúrbios de marcha, alterações de linguagem até mutismo, abulia e apatia.


A doença de Pick parece ser devida  a um gene autossômico dominante, com modificadores genéticos importantes. É uma demência degenerativa de ocorrência pouco freqüente, com curso clínico evolutivo inexorável médio de 2 a 5 anos. Demência progressiva, pré-senil. usualmente com alterações da afetividade e do comportamento social.
Ela é bem rara, corresponde a aproximadamente 5% de todos os casos de demência. Faz parte de um grupo de doenças que atinge as pessoas, em geral, entre os 50 e os 65 anos, e dificilmente se manifesta após essa fase, ou seja, é uma demência pré-senil. Ela afeta mulheres com mais freqüência do que os homens, na proporção de três para um.”
Uma das características principais da patologia é a sua atuação em áreas do cérebro bem definidas, que são os lobos frontal e temporal – principalmente no hemisfério esquerdo, que é o dominante –, localizando-a no grupo das chamadas demências fronto-temporais.
Essas demências têm características muito próprias. O lobo frontal comanda as decisões, o comportamento. Ele é responsável pela jocosidade, ou seja, pelas manifestações de alegria ou tristeza. A demência de Pick, afetando essa área, produz alteração da personalidade. Então, ou o doente se torna mais apático, mais apagado, mais desinteressado das coisas, ou fica muito eufórico, agindo, muitas vezes, com insensatez. Distúrbios de comportamento também aparecem, tornando o paciente inconveniente, agitado, agressivo. Tudo isso tem grande repercussão nas atividades da vida diária e na capacidade de trabalho do indivíduo.
No quadro de Pick, bem como na maioria das demências fronto-temporais, distúrbios de linguagem estão entre suas primeiras evidências. Essa afasia pode ser tanto da execução quanto do entendimento da linguagem. E, ao contrário de males como o de Alzheimer, a patologia não afeta profundamente a capacidade de memória: “pode acontecer de haver comprometimento da memória, mas apenas tardiamente”.
Contudo, para ser diagnosticada como doença de Pick, a demência deve possuir um traço único, que a diferencia de todas as outras doenças fronto-temporais: “Pick é uma forma de demência que contém todas essas características, mas que tem necessariamente, em seu quadro anatomopatológico, a presença de uma célula diferenciada, anormal, que se chama célula ou corpo de Pick.”
Diagnóstico e tratamento
Como a caracterização dessa demência acontece apenas com a confirmação da existência dos corpos de Pick, o diagnóstico definitivo somente é garantido através de biópsia ou necropsia. “Por isso, o diagnóstico de Pick é de probabilidade baixa, enquanto o paciente está vivo. Após a sua morte é que se torna possível determinar, através dos procedimentos adequados, qual era a doença que o afetava. Os critérios para medir as chances, enquanto o paciente vive, são justamente os seus sintomas”.
A confusão de Pick com outras doenças é muito comum, mas isso não chega a ser uma complicação. Como as outras doenças neurodegenerativas, esta também não tem cura. Seu tratamento é sintomático, pois, como pouco se sabe sobre a patologia, não é possível atuar no cerne do problema. Assim, é possível tratá-la como qualquer outra demência do grupo das fronto-temporais, como atrofia lobar-frontal, demência semântica ou afasia progressiva, pois os sintomas são similares.
“Há casos de diagnóstico provável de outras demências fronto-temporais que, somente após necropsia, descobriu-se que era doença de Pick. De tão rara, ela chega a ser um ‘achado patológico’. O tratamento dos sintomas é feito à base de medicamentos que controlem as alterações comportamentais.
A fonoaudiologia também é importante no momento em que ocorrem os distúrbios da linguagem”, salientando que a orientação da família é fundamental nesse momento. Sem a devida educação dos familiares, o quadro do paciente com Pick tende a se tornar mais deprimente: “Essa é uma doença rara que não preocupa do ponto de vista epidemiológico, mas é extremamente importante por atingir a pessoa numa fase de plena produtividade, por modificá-la completamente, em poucos anos. O doente se torna outra pessoa. Isso causa, então, grande impacto sobre a família, sobre o próprio doente e sobre seu círculo social”.

A demência ou doença de Pick é uma demência progressiva definida por critérios clínicos e patológicos precisos. A doença de Pick afeta principalmente os lóbulos frontais e temporais.

TC e RM revelam marcada acentuação dos sulcos corticais das regiões frontais e das fissuras silvianas com dilatação ventricular preferencial dos cornos anteriores dos ventrículos laterais. Os lobos parietal e occipital costumam apresentar-se relativamente poupados. O hemisfério esquerdo é mais freqüentemente envolvido que o direito.

  A microscopia revela severa perda neuronal e a presença de neurônios tumefeitos contendo corpos de inclusão citoplasmáticos argentofílicos, os corpos de Pick, marcadores da doença.
A presença de neurônios tumefeitos contendo corpos de inclusão citoplasmáticos argentofílicos, os corpos de Pick, marcadores da doença Corpos de Pick na forma de balão

A proteína é um dos principais principal componentes dos corpos de Pick, mas outros  anticorpos também tem estas inclusões,  incluindo os anticorpos a ubiquitina, assinucleína e apolipoproteína.

DOWNLOADS GRÁTIS
Contribua com nosso trabalho divulgando para seus amigos  ou fazendo sua doação! Clique no item de seu interesse para fazer o downloads grátis dos arquivos e recomende a seus amigos!

Auto estima  Como estudar  Como utilizar óleo de fritura  Como cuidar do Dengue  Dicas de cozinha  Manual de alfabetização  Manual do cuidador familiar  Manual do Cuidador profissional  Manual de cooperativas  Manual de administração de empregados domésticos  Manual de primeiros socorros  Receitas de pão




Bombons
Cupcakes
Licores
Ovos de Páscoa
Sorvetes
Bebidas
Culinária
Loteria
Saúde
Solidariedade
GENEALOGIA
Árvores Genealógicas
Pesquise sua árvore genealógica no índice abaixo. Se não tiver: clique e Inclua sua Família ou atualize seus dados. É gratuito! Você pode também  incluir um link para acesso à página de sua família.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
BONS CURSOS
Cursos, apostilas e manuais digitais em pdf por e-mail ou download.
APOSTILAS VIA E-MAIL  
Apenas R$ 10,00 , você compra uma e ganha outra inteiramente grátis. Clique no link de pagamento abaixo e aproveite a promoção
APOSTILAS via e-mail
Apicultura(abelha e mel)
Aves domésticas
Avestruz
Codornas
Compostagem
Hidroponia (técnicas)
Horta orgânica
Incubadora (projetos)
Pavão e Faisão
Ranicultura (rãs)
Viticultura(Uvas)
Astrologia  
Numerologia
Radiestesia
Radiestesia gráficos
Radiestesia prática
Administração Crise Financeira
Administração Financeira
Bolsa de Valores  
Contabilidade de Custos
Contabilidade Geral
Depto Pessoal
Leitura Dinamica
Liderança
Mágicas
Marketing de Rede
Marketing Pessoal
Matematica
MemorizaçãoOratória
Relações Humanas 
Secretariado
Telemarketing
Vendas 
Fabricação de Licores
Fabricação de ovos de Páscoa 
Fabricação de Queijos
Fabricação produtos de limpeza
Fogão a Lenha (projetos)
Futebol
Pedras preciosas e joalheria
Sabonetes Artesanais
VelasArtesanais
Receitas da Vovó Julita
Receitas de doces e Compotas Receitas de drinks e bebidinhas
Receitas de Sanduiches e Sucos
Receitas Dietéticas
Receitas variadas
Access XP  
CorelDraw
Dreamweaver
Excel XP 
Flash
Informática básica
Internet básica
Lógica
Linux
Montagem Computadores
Pagemaker
Photoshop
Powerpoint XP 
Windows XP
Word XP
Alemão
Chinês-Mandarim
Espanhol
Francês
Grego
Hebraico
Holandês
Inglês
Italiano
Japonês
Latim 
Russo
Administração  Agropecuária  Apostilas  Aprendizado  Arte Artesanato Bebidas  Brechó Celular Comprar Concursos Contos Cooperativa Culinária Cultura  Cursos Doação  Downloads Downloads en español Economia  Educação  Eletronica  Empreendedorismo  Escola Esotérico  Espanhol  Esportes  Idiomas  Informática  Joias e pedras  Livros  Loteria  Marketing Notícias Promoção  Saude Sebo Solidariedade  Teatro  Telefonia   Vestibular